separação de misturas
NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE
LABORATÓTIO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA I
PRÉ-RELATÓRIO
Professora:
Curso:
Discente:
Turma:
Prática realizada em:
Título da Prática: Separação de uma mistura
SEPARAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
A separação de misturas é uma prática muito comum no nosso dia-a-dia, prática que é realizada todos os dias em casa, no trabalho, na rua. Considere a preparação do café onde o pó é extraído com um filtro apropriado, ou se por acidente cair óleo em um recipiente com água pode ser observado dois líquidos que são facilmente separáveis por decantação. Em um laboratório de Química essa e outras técnicas são frequentemente utilizadas, de maneira mais precisa e exata, para separação de materiais que de maneira geral estão misturados em sua forma original.
Em relação as misturas, estas são um tipo de matéria constituída por mais de uma substância, podendo seus componentes ser extraídos pelo uso das propriedades físicas distintas das substâncias, podendo ser classificadas em dois tipos: homogenia, que consiste em componentes que estão uniformemente distribuídos, mesmo em escala molecular; e heterogenia, em que os componentes, embora misturados, podem ser diferenciados por meio de um microscópico óptico ou a olho nu(Atkins,2006). No experimento a ser analisado uma amostra heterogênea, com três fases, devera ser separada através de processos de uso comum em laboratório. Serão utilizadas técnicas de filtração, filtração a vácuo, decantação e destilação.
De acordo com o roteiro, inicialmente será efetuado um processo de filtração para separar a areia do restante da mistura( o papel de filtro deverá ser pesado e em seguida umedecido com acetato de etila). Na segunda etapa se realizara a separação do ácido benzóico(Ponto de fusão: 122,1 ⁰ C, Ponto de ebulição: 250 ⁰ C, Densidade: 1,27 g·cm-3), onde será adicionado NaOH a solução