Floresta Amazônica
É a floresta equatorial que ocupa a maior extensão do território amazônico. É uma das três grandes florestas tropicais do mundo.
Localização:
A Floresta Amazônica é uma floresta tropical situada na região norte da América do Sul. Ocupa territórios do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. É a floresta equatorial que ocupa a maior extensão do território amazônico. É uma das três grandes florestas tropicais do mundo. É a maior floresta tropical do mundo, enquanto perde em tamanho para a Taiga Siberiana que é uma floresta de coníferas, árvores em forma de cones, os pinheiros.
Características:
A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. Além disso, ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, não perdendo as suas folhas no outono. Apresenta uma densidade elevada, o que é propício ao grande número de árvores por m².
Costuma-se classificar essa floresta conforme a proximidade dos cursos d’água. Dessa forma, existem três subtipos principais: mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.
Fauna (Animais):
Arara-vermelha, Preguiça-de-três-dedos, Quati, Uirapuru, Capivara, Tartaruga da Amazônia, Jacaré-açú, Sucuri, Harpia, Anacã, Onça Pintada, Irará, Preguiça Real, Mico de cheiro, Macaco Uacari, Macaco Parauacu, Sagui-imperador, Tatu-galinha, Quati-de-nariz-branco, Papagaio-de-coroa-vermelha, Ariranha, Sagui-leaõnzinho, Capivara, Macaco-barrigudo, Anaconda e Jaguatirica. O mesmo vale para os animais. A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros