SISTEMA FINANCEIRO
1. Analise a inter-relação entre os agentes macroeconômicos, bens e serviços e fatores de produção no fluxo circular de renda mais completo.
Um fluxo circular de renda inicia-se com a participação de dois tipos de agentes: famílias e empresas. As famílias que são as detentoras dos fatores de produção e as empresas que utilizam, por determinado preço, seus recursos. Cada agente, em economia, é ao mesmo tempo fornecedor de certos bens e serviços e solicitante de outros. As empresas requerem recursos (trabalho e capital) e fornecem bens e serviços.
2. Quais as características da economia de escambo e a razão de sua substituição pela moeda?
A principal característica da economia de escambo são as transações, em ambos dos lados, que envolve uma troca de bens (e/ou serviços) sem intervenção de um instrumento monetário. Entre outras, o custo para manter a acumulação em ativos reais, dificuldade de especialização e divisão do trabalho e perda da eficiência na alocação de recursos
No alvorecer dos tempos, os primeiros agrupamentos humanos, em geral nômades, teriam vivido sob padrões bastante simples de atividade econômica. Eram grupos que não conheceram a moeda por isso recorriam à atividade de troca.
3. Partindo da afirmação: “o dinheiro de um país nem sempre pode ser considerado uma moeda”, explique os requisitos para uma mercadoria assumir o papel de moeda, com exemplo.
Para um objeto assumir o papel de uma moeda ela tem que ser aceita sem dificuldades por todos, os requisitos são: Indestrutibilidade, inalterabilidade, homogeneidade, divisibilidade, transferibilidade e facilidade no manuseio.
4. O que aconteceria com uma economia se não existisse a moeda?
A utilização da Moeda nas economias modernas está tão generalizada que se torna difícil imaginar uma economia sem nenhum tipo de moeda, ou até mesmo compreender os benefícios gerados pela utilização da moeda.
5. Analisando a origem e a evolução da moeda,