asia geografica
Os montes Urais dividem a Rússia em duas e separam a Europa da Ásia.
A cordilheira do himalaia se estende do sul da china até a fronteira com o Nepal, Bangladesh e Mianmar, contornado o planalto do Tibete. Ë nela que se localiza o monte Everest.
Planalto: são extensos e as baixas temperaturas dificultam o assentamento humano. Em função disso, ha uma grande parte desabitado do continente.
Planícies: Ao contrario dos planaltos as planícies no continente asiático são menos extensas. São nelas encontrados ótimos solos para a uso agrícola, disponibilidade de água e relevos propicio à ocupação humana. Nelas são encontradas as mais elevadas densidades demográficas do mundo.
Rios: Os rios asiáticos são extensos e muito utilizados por suas localizações. O uso prolongado deles provocou a poluição e desvio do curso das águas. O mais importante rio da Ásia é o rio “yang-tsé”, pois corta a área mais populosa da china. Como nasce no planalto do Tibete, possui grandes quedas d’água e é muito utilizado também para a produção de energia elétrica.
Portos: como as áreas litorâneas foram fundamentais para o povoamento da Ásia, diversas cidades foram construídas em áreas costeiras propiciando a construção de portos que foram fundamentais para o aumento do comercio mundial de petróleo e a globalização, comercialização dos produtos. Por isso as cidades mais desenvolvidas possuem infraestrutura portuária. Os golfos Persico e de Omã são as principais rotas do petróleo.
Clima e vegetação
A continentalidade e atitude são fatore determinantes na diversidade climática do continente. O Himalaia a o Planalto do Tibete funcionam como barreira pra o vento. As régios dessa cadeias sofrem pressão e baixíssimas temperaturas o ano todo. De uma forma geral a Ásia pode ser dividida em dois grandes grupos, os das monções quentes e úmidas, no sul e sudeste e as regiões áridas do centro.
Tropical: presente no sul e sudeste. Está sujeita a mudança