Sistema Financeiro Nacional
1. Pontos fortes: Abastecimento de Água, PURA, Água de Reuso, PREND, estabelecimento de metas para abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, identificação dos grandes desafios, avaliação positiva do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BOVESPA e preocupação com o desempenho da organização nas três dimensões: social, ambiental e econômica. O produto da Sabesp é a água, fundamental para a sobrevivência dos seres humanos. Também a Sabesp não possui concorrência .
2. Pontos fracos: Coleta e tratamento de esgotos sanitários, alto custo das tarifas, ausência de novos investimentos, eliminação de esgoto não tratado, cerca de 33%, produção de lodo, o qual é enviado para aterros sanitários.
Quanto à minimização de resíduos, a SABESP encontra dificuldades quanto à disposição final do lodo oriundo das ETES, em uma quantidade de 1.000 t/dia. Enviado a aterros sanitários, em contrapartida recebe para tratamento em suas ETES 400.000 L/dia de chorume.
7. Ameaças e oportunidades
A SABESP apresenta sustentabilidade parcial. Ou seja, no quesito água, esta é captada, tratada é devolvida em proporções diferentes: capta-se mais do que se repõe.
Atualmente a água captada pela Sabesp vem dos reservatórios Billings e Guarapiranga, que demonstram serão insuficientes para os anos vindouros.
Torna-se urgente a procura de alternativas de recursos hídricos para a população da metrópole com o uso de tecnologias economicamente viáveis de captação.
Ações de comunicação que levem a população a racionalizar o uso da água também precisam ser definidas.
Outra grande ameaça é o não tratamento de parte do esgoto e se encaminhamento para os cursos d’água. Além de possuirmos reservatórios em zonas de mananciais É necessária a ampliação e reforma da rede de coleta e afastamento de esgotos; investimentos em novas obras, ETAS e ETES; sempre com a manutenção da tarifa cobrada à população.