Revestimento , Sustentação e Movimento
A pele, é o maior órgão do corpo humano e é também Constantemente renovada, ela é o órgão vivo mais pesado (3 a 4 Kg) e o mais extenso no corpo humano (1.5 a 2 m²). Em permanente relação com os outros órgãos, a pele pode revelar disfunções ou patologias para além das cutâneas. A pele tem 3 funções principais:
1 - PROTECÇÃO
Protege o corpo de ataques mecânicos, físicos, químicos, macrobióticos do ambiente exterior, entre muitos através de imunidade e mecanismos celulares e impermeabilidade, força e flexibilidade.
2 - TRANSMISSÃO
É usada para transmitir informação entre o corpo e o mundo exterior através das suas inúmeras terminações nervosas as quais recebem estímulos tácteis, térmicos e de dor.
3 - TROCA
É o local onde acontece múltipas transmissões entre o corpo e o ambiente exterior. Está envolvida em complexos mecanismos, tais como a regulação de temperatura (eliminando o calor e evaporando o suor segregado pelas glândulas, bem como eliminando substâncias perigosas) e sintetiza a vitamina D, essencial para o crescimento dos ossos.
E ela consiste em tres camadas muito próximas umas da outras que são as epiderme, derme e hipoderme. Todas são importantes para o corpo, e cada uma tem características e funções diferentes. Saiba mais sobre elas:
Epiderme
É a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver a olho nu. A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. A epiderme também origina os anexos da pele: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas .
Derme
É a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que (conferem) dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele, e por grande quantidade de