Tecidos
1. Tipos de tecidos dos animais
Um tecido é um grupo de células semelhantes e sua substância intracelular que funcionam juntos no desempenho de uma atividade especializada. A ciência que lida com o estudo de tecidos é chamado de histologia (histo = tecido; logos = estudo). Há quatro grupos de tecidos no corpo.
a) Tecido Epitelial: Reveste as superfícies e as cavidades corporais, os órgãos ocos e os ductos; e forma as glândulas.
b) Tecido Conjuntivo: Protege e sustenta o corpo e seus órgãos; mantêm unidos, armazena energia em forma de gordura e oferece imunidade.
c) Tecido Muscular: Responsável pelo movimento, postura, sustentação e proteção do organismo.
d) Tecido Nervoso: Transmite impulsos nervosos que coordenam as atividades corporais. 2. Tecido Epitelial ou Epitélio a) Características Gerais:
O epitélio consiste, em grande parte ou totalmente, de células muito próximas, com pouco material extracelular entre elas.
As células epiteliais estão organizadas em lâminas contínuas, em uma única camada ou em múltiplas.
Os epitélios são avasculares.
Os epitélios possuem suprimento nervoso.
O epitélio apresenta uma alta capacidade de renovação.
As funções do epitélio incluem proteção, secreção, absorção, excreção, recepção sensorial e reprodução.
b) Divisão:
O tecido epitelial pode ser dividido em dois tipos: epitélio de revestimento e epitélio glandular. b.1) Epitélio de Revestimento:
O epitélio de revestimento forma a cobertura mais externa da pele e de alguns órgãos internos. Também reveste cavidades corporais, vasos sanguíneos, ductos e o interior dos sistemas respiratórios, digestório, urinário e genital. Constitui, juntamente com o tecido nervoso, parte dos órgãos sensoriais para audição,