Sistema financeiro brasileiro
O de supervisão se responsabiliza por fazer regras para que se definam parâmetros para transferência de recursos entre uma parte e outra, além de supervisionar o funcionamento de instituições que façam atividade de intermediação monetária. Já o subsistema operativo torna possível que as regras de transferência de recursos, definidas pelo subsistema supervisão sejam possíveis. O outro subsistema, o operativo, é composto por: Instituições Financeiras Bancarias, Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, Sistema de Pagamentos, Instituições Financeiras Não Bancárias, Agentes Especiais, Sistema de Distribuição de TVM.
Desta forma falaremos no decorrer do trabalho acadêmico sobre toda estrutura do SNF e aos seus subsistemas: Subsistema de supervisão e subsistema operativo, enfatizando o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.
1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
O Sistema Financeiro do Brasil é o conjunto de instituições financeiras responsáveis pela gestão da política monetária do governo federal é composto por entidades supervisoras e por entidades operadoras que atuam no mercado nacional e que são orientadas por três órgãos normativos: o Conselho Monetário Nacional