Sistema Financeiro Brasileiro Atual
Economia A – ECO 02254
O Sistema Financeiro Brasileiro Atual
Aluno: Lucas Matheus Gomes Machado
Introdução
Neste trabalho escrito proposto pela disciplina de Economia no primeiro semestre de 2013, será realizado o estudo do Sistema Financeiro Nacional Brasileiro atual. Tendo como limitação o número de páginas para este documento, será feito uma abordagem pouco aprofundada das características das instituições financeiras, com ênfase maior nas características das instituições normativas por se tratarem dos órgãos que possuem um maior impacto na estrutura do sistema.
O objetivo deste trabalho é analisar as funções exercidas pelas instituições bem como sua importância para o funcionamento do sistema financeiro em sua totalidade.
1. O Sistema Financeiro Brasileiro Atual
Uma conceituação bastante abrangente de sistema financeiro poderia ser a de um conjunto de instituições que se dedicam, de alguma forma, ao trabalho de propiciar condições satisfatórias para manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores. O mercado financeiro, onde se processam essas transações, permite que um agente econômico qualquer (um indivíduo ou empresa), sem perspectivas de aplicação em algum empreendimento, próprio da poupança que e capaz de gerar (agente econômico superavitário), seja colocado em contato com outro, cujas perspectivas de investimento superam as respectivas disponibilidades de poupança (agente econômico deficitário). Dentro do mercado destacam-se os agentes financeiros, que para o caso específico do sistema financeiro brasileiro, são definidos mais especificamente pela Lei de Reforma Bancária (4.595/64) no artigo 17: “Consideram-se instituições financeiras, para os efeitos da legislação em vigor, as pessoas jurídicas publicas e privadas que tenham como atividade principal ou assessoria a coleta, a