Sistema financeiro brasileiro
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ACADÊMICO: JOAQUIM SANTANA DE OLIVEIRA
AMBIENTE FINANCEIRO BRASILEIRO
SINOP/MT 6 de junho de 2012
SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO
O sistema financeiro do Brasil, é formado por um conjunto de instituições, seja elas financeiras ou não, mas todas voltadas, para gerir a política do governo. São três os órgãos que compõem as Normas Regulamentadoras desse sistema. São eles: O Conselho Monetário Nacional, (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP e Fo Conselho Nacional da Previdência Complementar (CNPC). Conforme o artigo 192 da Constituição Federal: “O sistema Financeiro Nacional, tem como função, desenvolver o país, de forma equilibrada, e servir os interesses da coletividade, em todo o território Nacional.
O sistema financeiro brasileiro surgiu com a vinda da família real portuguesa, em 1.808, quando então, foi fundado o Banco do Brasil. Com o passar dos anos, foram se criando outras instituições, tais como: Inspetoria Geral dos Bancos, Câmara de Compensação do rio de Janeiro e de São Paulo, dentre outros bancos e instituições privadas. Também se criou nesse período, as Caixas Econômicas, dessa forma fortalecendo o Sistema. 1. INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
A função principal do Sistema é formar um conjunto de órgãos que regulamenta fiscaliza e executa operações necessárias, para a circulação da moeda e do crédito na economia. É compreendida em dois subsistemas: o normativo e o operativo. O primeiro formado por instituições que estabelecem as regras a serem seguidas, e a segunda pelas instituições que realizam as operações.
O Sistema é composto, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco do Brasil (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários(CVM0 e as instituições Especiais (Banco do Brasil, BNDS e Caixa Econômica Federal).
O sistema chamado de operativo é composto por instituições que atuam na intermediação financeira, tendo como função, a operacionalização e