sistema fin.
Junho/2013
1 - Disserte e explane as funções e razões da introdução e do surgimento da moeda no sistema econômico. Explique a visão de Barter Trader, do Gift ( presente ) e da dupla coincidência dos interesses dos agentes econômicos segundo Jevons e Menger.
A introdução da moeda na economia se deu há muitos séculos. A dificuldade de troca de bens e serviços, quando não agradava um dos compradores, ou beneficiário, trazia insatisfação e muitas vezes, demora nas transações, já que, às vezes, havia a necessidade de um terceiro comprador para a satisfação de ambas as partes.
A necessidade de se adotar um objeto que fosse aceito por todos e útil para essas transações entre as pessoas foi criada a moeda, facilitando as trocas já existentes desde sempre, mas agora um como objeto de convecção aceito por todos. E assim a moeda foi adotada e aceita pela sociedade tendo como três funções principais na economia: ela é uma unidade de conta, ou seja, atribui um valor ao objeto ou serviço transacionado; também é uma unidade de troca, ou seja, por ser uma convecção de troca ela é aceita por todos facilitando sua troca por um bem ou serviço e para finalizar ela também é uma unidade de reserva de valor, pois devido a moeda ser um objeto não perecível, pode ser levada no tempo sem menores problemas de desuso desse bem, como acontecia com as estocagens, que não davam para ser levadas por muitos tempo devido a chance de se estragar o que foi estocado.
Segundo Menger a dupla coincidência de interesses econômicos na sociedade se deu desde que existia a única forma de troca o Barter Trader. Pessoas trocavam objetos por outros, muitas vezes, sem mesmo utilizá-lo imediatamente, mas acreditando que da mesma forma que ele trocou outra pessoa também aceitaria como troca. No processo de Barter Trader um objeto só havia interesse em ser trocado se fosse vendável, ou seja, menos tempo para a mercadoria fosse trocada pelo seu