Artigo ERP Sistema SAP Fin
JOSE HAMILTON ROZA – josehroza@gmail.com
FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE
GIOVANI SCOTTO MENEGAZZO – giovani_menegazzo@hotmail.com
FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE
MICHELE MATOS SOUZA – michelee.souza@hotmail.com
FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE
VICTOR ESTEVAN VARELA SILVA – victorvarelas@gmail.com
FACULDADE DOM BOSCO DE PORTO ALEGRE
RESUMO:
Palavras-chave: ERP; Sistemas de Informação.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo concentra-se na área de sistemas de informação, especificamente o sistema ERP. Este sistema possui conjuntos de informações que são divididas em diversas aplicações em módulos integrados que tem várias funcionalidades dentro das organizações como vendas, compras, controle de estoque, finanças, distribuição e recursos humanos. Este sistema permite a integração de todos os setores da empresa, facilitando o compartilhamento de informações e o auxílio na tomada de decisões.
O autor O’Brien (2004, p. 32) define que “Sistema de informação utiliza os recursos de pessoas, hardware, software, dados e redes para executar atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informação.” Já Laudon e Laudon (2001) dizem que existem diversas oportunidades empresariais a serem buscadas e problemas a serem resolvidos, que se pode utilizar a tecnologia da informação de diversas maneiras para solucionar os mesmos.
Este estudo será realizado na empresa STAIA que atua no ramo ferroviário, desenvolvendo projetos e manufatura de elementos de fixação elástica para ferrovias a mais de 33 anos. Iniciou suas operações em 1962, ainda dedicando-se a metalurgia, e a partir de 1977 passou a incorporar em suas operações a manufatura de fixações elásticas. Á partir de 1997 os acionistas decidiram dedicar-se exclusivamente á produção de fixações elásticas para vias férreas. A ampliação das atividades comerciais para uma variedade cada vez maior de itens ligados a ferrovias, sua