sistema feudal
Conceito
O feudalismo ocorreu entre o século V e XV, após a queda do Império Romano.
O feudalismo pode ser definido como um modo de produção, ou seja, a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessários á sua sobrevivência. Também é entendido como um sistema de organização social, estabelecendo como as pessoas se relacionavam entre si e o lugar que cada uma delas deveria ocupar na comunidade.
Economia Feudal
Dentro do sistema feudal, o comercio passou a ser uma atividade com pouca influencia. As praticas rurais tronaram-se atividades de maior riqueza da sociedade feudal.
Toda a produção feudal era destinada a atender o com sumo local, ou seja, um sistema econômico de subsistência.
Os trabalhadores do feudo trabalhavam sob regime de servidão, ficavam presos á terra, não podendo abandona-las, porem não eram, considerados escravos pois recebiam proteção de seus senhores e além disso, possuíam direitos.
Sociedade Feudal
No sistema feudal, a condição social era irreversível, ou seja, os indivíduos que nasciam servos morreriam servos, o mesmo valia para as famílias dos senhores feudal. Sendo assim, a sociedade feudal era formada por estamentos básicos:
Senhor Feudal: era a classe formada por senhores feudais, que eram os proprietários do feudo. Tinham poder sobre os servos, além da grande influencia na politica local.
Servos: são os trabalhadores do feudo que ficavam presos as suas terras recebendo proteção dos senhores e direito de utilização de terras férteis. Eram totalmente dependentes dos senhores feudais.
Escravos: população que com o tempo foi extinta devido a proibição eclesiástica de escravizar cristãos.
Vilões: trabalhavam para os senhores feudais, mais eram livres, podendo abandonar as terras quando desejassem.
Ministerais: eram os administradores dos feudos, em atenção ao proprietário.
Mercadores e artesoes: pequena população de comerciantes.
As Instituições politicas
Durante o feudalismo, a politica ficou sendo