Sistema feudal
Com o declínio da mão de obra escrava no Império Romano, a consolidação da economia passa a ser feita a partir do estabelecimento de acordos entre ricos e pobres, onde o rico se propõe a oferecer proteção, títulos e terras aos servos, e em contrapartida o servo se responsabiliza pelo cuidado com o feudo. Influência Romana Com a decadência dos centros urbanos como localidade comerciais, houve a transferência desses centros para as vilas que eram unidades autônomas no que diz respeito a agropecuária. Nesse momento de transição entre o declínio da escravidão e a consolidação da mão de obra servil, existia um sistema organizado onde o pagamento era feito em dinheiro vivo e onde o trabalhador exercia a sua função tendo que pagar pelo uso da terra que usava.
“Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito.” Blaise Pascal
14
Influência Germânica Estabelecimento do Regime de Comitatus, onde existam elos de fidelidade entre os chefes das tribos guerreiras aos seus soldados,e os chefes dividiam as terras conquistadas com todos os guerreiros que participavam dos combates. No sistema feudal a economia se mantinha na sua essência dependente do mundo agrário, porém os instrumentos eram rudimentares,o que resultava numa baixa produtividade dos feudos.
Sobre tribos bárbaras
“Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito.” Blaise Pascal
15
No geral, os feudos dividiam-se em três partes distintas: Terras senhoriais: Era localizado na melhor parte do terreno, onde residia o rei e sua corte, os armazéns, estábulos e todo um conjunto de locais de suma importância para o pleno funcionamento do feudo. Manso servil: Localidade onde habitavam e trabalhavam os servos do feudo. Terras comuns: Áreas distantes do centro, geralmente regiões pantanosas destinadas à caça e ao recolhimento de frutos e raízes.
VASSALAGEM “Laço contratual que unia dois homens livres, o senhor (dominus, recebedor de fidelidade e serviços nobres, isto é, não produtivos, não servis) e