Princípios de Estratigrafia- sanduíche espaço temporal
Instituto de Geociências
Faculdade de Geologia
Disciplina de Introdução às Geociências
UM SANDUÍCHE ESPAÇO-TEMPORAL
Dominique de Paula Amaral Ferreira
Ewerton Batista Cravo
João Vitor Guimarães Farias
Belém
Abril – 2014
Universidade Federal do Pará
Instituto de Geociências
Faculdade de Geologia
Disciplina de Introdução ás Geociências
UM SANDUÍCHE ESPAÇO-TEMPORAL
Trabalho da disciplina de Introdução às Geociências da Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará, ministrada pelos Professores Francisco Matos de Abreu e José Fernando Pina.
Monitores: Marcelo Antônio e Laylana Almeida.
Dominique de Paula Amaral Ferreira
Ewerton Batista Cravo
João Vitor Guimarães Farias
Belém
Abril – 2014
1. Introdução
Ao longo do tempo o ser humano foi capaz de descobrir diversas maneiras de explicar o que está em sua volta, fazendo diversos questionamentos em relação à origem do planeta, dos oceanos, das montanhas e etc. No entanto, as perguntas não tinham respostas concretas e fundamentadas para explicação desses eventos. Com isso, estudiosos foram em busca da explicação da gênese desses eventos, dessa forma surgiu a estratigrafia, parte da geologia que é fundamental para o estudo das camadas da terra. Além disso, utilizou-se de outras ferramentas para explicar a origem do planeta, assim, criou-se os tipos de datações, que consistem na utilização de dados estratigráficos e radioativos dos fósseis com a finalidade descobrir a idade de qualquer evento geológico.
A estratigrafia é a ciência do ramo da geologia que estuda e descreve os estratos ou camadas geológicas, não está relacionada apenas com a posição ou sucessão original das camadas rochosas, assim como não se limita às relações de idade das mesmas. Esta ciência trata também das relações de forma, arranjo interno, distribuição geográfica, composição litológica, conteúdo