Sistema fechado e aberto
O comportamento organizacional é uma forma de compreender e administrar os diversos comportamentos que ocorrem dentro de grupos nas organizações. Dentro deste contexto ajuda também a desenvolver habilidades gerenciais, como trabalho em equipe, escutar com atenção, assertividade, solução de problemas, administração de conflitos, como dar instruções, como motivar outras pessoas, delegação, como falar em público e avaliação de desempenho.
Sistemas abertos
Para o autor James L. Bowditch, os sistemas abertos são influenciados por infinidades de forças ambientais, como por exemplo, a disponibilidade de matéria prima, mudanças tecnológicas, concorrência, mudança na escala de valores dos trabalhadores, políticas governamentais e assim por diante.
Sistemas fechados
São sistemas auto-suficientes que não envolvem qualquer interação com o meio ambiente, ou seja, a eficácia e o sucesso dependiam da eficiência das operações internas. Pouca atenção era dedicada à adaptação da organização às mudanças do ambiente externo.
Bibliografia: Elementos de Comportamento Organizacional Autor James L. Bowditch e Anthony F. Buono 5. Reimpr. Da 1. Ed. 1992
Comportamento Organizacional por Idalberto Chiavenato
O comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações para determinar como os indivíduos e grupos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.
Sistemas abertos
São os sistemas que apresentam relações de intercambio com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio.
Sistemas fechados
Não apresentam