Direito
Os juízes de Direito decidem conflitos individuais e coletivos em nome do estado, aplicando o Direito a casos concretos. Para isso dirigem sessões e audiências judiciais, estabelecendo critérios para a promoção da igualdade das partes, avaliam necessidade de provas para um julgamento seguro, decretam condenações ou absolvições em processos criminais, entre outras coisas; conciliam interesses, ouvindo e convocando as partes e propondo alternativas de acordo; efetivam o cumprimento das decisões; homologam situações não conflituosas; geram atividades administrativas do judiciário; coordenam processos eleitorais; exercem atividades correlatas à função jurisdicional e organizam jurisprudência.
Qual a função do promotor de justiça
É o principal representante legal da acusação nos países que adotam um sistema baseado no contraditório, Common Law, ou baseado em inquérito, como no sistema romano-germânico, baseado em códigos. A promotoria é a parte responsável por lei para representar um caso contra um indivíduo suspeito de contrariar a lei em um julgamento criminal, ou defender, em juízo ou extrajudicialmente, os interesses coletivos da sociedade.
Qual a função do advogado
Advogado é um profissional bacharel em direito que é inscrito no quadro de advogados da OAB, tem como função principal a justiça social. Realiza atividades de postulação ao poder judiciário, como representante judicial de seus clientes, e também atividades de consultoria e assessoria em matérias jurídicas.Tem um poder de participação superior ao cidadão comum na construção da democracia, podendo discernir e influir de forma mais eficiente e eficaz na perseguição da democracia e da justiça.
-------------------------------------------------
Bibliografia
* MAZZILLI, Hugo Nigro. Regime Jurídico do Ministério Público, 5ª edição, São Paulo: Saraiva, 2001. * Wikipédia, a enciclopédia