sistema excretor
É formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É responsável pela manutenção do meio interno, regulação do teor de água e sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular.
O Sistema Excretor compreende as glândulas sudoríparas e o sistema urinário.
Função do Sistema Excretor
Sua função é eliminar as substâncias que estão em excesso, para manter o equilíbrio, chamado de equilíbrio dinâmico, que é fundamental para o bom funcionamento da célula com o meio.
- Diálise do sangue: do sangue pelo rim;
- Diurese: Processo de formação da urina;
- Micção: Ato de urinar;
- Substância diurética: Aumenta a formação da urina.
Glândulas Sudoríparas
Distribuem-se por todo o organismo, na sua superfície corporal. Possui duas funções básicas: eliminar excretas e regularizar a temperatura corporal. As excretas são principalmente uréia, ácido úrico e cloreto de sódio; as excretas são retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas e são eliminados pelos poros, passando pelo canal excretor até chegar à superfície corporal. Eliminando o suor, a atividade das glândulas sudoríparas contribui para a manutenção da temperatura do corpo. Grande parte delas localiza-se na fronte, nas axilas, na palma das mãos e na planta dos pés.
Sistema urinário:
É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, estes resíduos formam parte da urina que passa, de forma contínua, pelos ureteres até a bexiga.
Depois de armazenada na bexiga, a urina passa por um conduto denominado uretra até o exterior do organismo. A saída da urina produz-se pelo relaxamento involuntário de um esfíncter que se localiza entre a bexiga e a uretra e também pela abertura voluntária de um esfíncter na uretra.
Excreção
É o processo pelo qual eliminam