Sistema Esquelético
Sono
O sono é o repouso que fazemos em períodos de 7 a 8 horas no estado adulto, em intervalos de cerca de 24 horas. Quando o cansaço mental é muito, as concentrações de cortisona diminuem e as de melatonina aumentam, provocando a vontade de dormir. Durante esse período, o organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas na saúde como:
Fortalecimento do sistema imunitário
Renovação celular
Neutralização dos radicais livres
Relaxamento muscular
Ativa a memória
Secreção e libertação de hormonas (hormona do crescimento, cuja produção ocorre predominantemente durante o sono e que, além de propiciar o crescimento, também é responsável pela renovação da pele, ossos e músculos)
As Fases do Sono
NREM- Fase 1: A melatonina (glândula pineal-> produz a hormona melatonina) é libertada, induzindo o sono (sonolência).
NREM- Fase 2: Diminuem os ritmos cardíacos e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal.
NREM- Fases 3 e 4: Pico de libertação da GH (hormona do crescimento) e da leptina; a hormona cortisol começa (sono profundo) a ser libertado até atingir o seu pico, no início da manhã.
Sono REM: Sigla em inglês para movimento rápido dos olhos, é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar a frequência cardíaca e respiratória.
Ciclos de Sono
Um ciclo do sono dura cerca de 90 minutos, ocorrendo quatro a cinco ciclos num período de sono noturno. Durante o sono, o indivíduo passa, geralmente por ciclos repetitivos, começando pelo estágio 1 do sono NREM, progredindo até o estágio 4, regride para o estágio 2, e entra em sono REM. Volta de novo ao estágio 2 e assim se repete novamente todo o ciclo. Nos primeiros ciclos do sono, os períodos de NREM (mais concretamente o estágio 3 e 4) têm uma duração maior que o REM. À medida que o sono vai progredindo, os estágios 3 e 4 começam a encurtar e o período REM começa a