Fisico quimica
Introdução
No âmbito da disciplina de Física e Química foi-nos proposta a realização de um relatório com base na aula laboratorial “Salto para a piscina”.
Ao realizar um lançamento horizontal é descrita uma trajectória no referencial Oxy.
A força gravítica a atuar no projéctil lancado com velocidade inicial horizontal, numa direcção diferente da força gravítica, faz com que ele tenha uma trajectória parabólica no plano Oxy. Se não fosse a acao da forca gravítica, o projéctil manteria a sua velocidade inicial e a trajectória seria rectilinia e horizontal.
O lançamento horizontal de um projéctil é uma composição de dois movimentos:
Movimento uniforme, na diracao horizontal
Movimento uniforme acelerado, na direcção vertical.
As equações do movimento são: De acordo com Galileu, o movimento parabólico de queda de um corpo é o resultado da composição( soma) de dois movimentos rectilineis perpendiculares entre si:
Um movimento uniforme segundo a direcção do eixo dos xx, pois o segundo eixo da direcção não atua nenhuma força, sendo a aceleração nula.
Um movimento uniformemente acelerado segundo a direcção do eixo dos yy, pois segundo esta direcção atua a força gravítica considerada constante.
A força gravítica não influencia o movimento horizontal.Da mesma forma, o movimento horizontal não afeta o movimento vertical sob a acção da força gravítica. Os movimentos horizontal e vertical são independentes.
No lançamento horizontal:
O tempo de voo depende apenas do movimento na vertical: varia com a altura de queda e é independente da velocidade de lançamento.
O alcance depende do movimento em ambas as direcções: varia com a altura de queda e com a velocidade de lançamento.
Uma vez que pretendemos calcular o alcance que o corpo atingirá, igualamos o y a 0,