Sistema Esquelético
O conjunto de peças ósseas e cartilaginosas que dá sustentação ao corpo humano constitui o esqueleto. Este protege os órgãos internos e participa da movimentação do corpo, servindo de ponto de apoio para a ação dos músculos esqueléticos. Além dessas funções, o esqueleto atua como reserva de cálcio e local de formação das células do sangue.
Além de ossos o esqueleto humano apresenta estruturas associadas, como cartilagens, tendões e ligamentos. Articulação óssea é o local onde dois ossos fazem contato.
Articulações móveis- Ex.: Braço e antebraço.
Articulações fixas- Ex.: Ossos do crânio. Os ossos de uma articulação móvel têm de deslizar suavemente, caso contrário, ele se desgastariam. Esse deslizamento suave só é permitido pela presença de cartilagens lisas nas extremidades dos ossos. Os ossos de uma articulação móvel se mantêm-se no lugar graças aos ligamentos, que são cordões resistentes. Tendão é uma fita ou cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, graças ao qual os músculos se inserem nos ossos ou nos outros órgãos.
Classificação dos ossos
Ossos longos: Comprimento maior que largura e tem duas extremidades. Ex.: Fêmur.
Ossos curtos: Comprimento quase igual a largura. Ex.: Ossos do carpo.
Ossos chatos: Achatados. Ex.: Escápula.
Partes do esqueleto
Uma pessoa adulta possui 206 ossos. O maior osso do corpo é o fêmur e os menores são os da orelha média.
O esqueleto é dividido em axial, formado pelos ossos da cabeça, coluna vertebral, costelas e esterno e pelo esqueleto apendicular, formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores e cinturas articulares (pélvica e escapular).Os ossos das cinturas articulares (cíngulos dos membros), conectam o esqueleto apendicular ao axial.
Cabeça
Na cabeça há 29 ossos. Alguns deles são firmemente unidos, formando o crânio, uma caixa arredondada que protege o encéfalo.
Tronco O tronco forma o eixo corporal, onde se articulam a cabeça e os membros. Ele é