Sistema especialista
Sistemas Especialistas são sistemas computacionais destinados a representar o conhecimento de um ou mais especialistas humanos sobre um determinado domínio e usá-lo na solução automática de problemas que em geral requerem grande volume de conhecimento especializado.
Partes de um Sistema Especialista
Base de Conhecimento (BC)
É o componente responsável pelo armazenamento do conhecimento, normalmente usa o modelo de representação de regras de produção.
Esse sistema de regras de produção é importante pois é modularizado o que facilita alterações das regras. Além disso, quando o usuário solicita alguma explicação sobre uma conclusão obtida, basta o sistema apresentar quais foram as regras utilizadas para obter a conclusão.
Interface de Aquisição (IA)
É o componente que permite ao especialista definir e manipular as regras, viabilizando a construção inicial da BC e permite que sejam feitas atualizações.
Interface do Usuário
Permite a interação do usuário com o sistema. Deve ser eficiente e amigável, pois ela é responsável pelo grau de satisfação do usuário com o sistema.
Máquina de Inferência
É um conjunto de procedimentos que atuam sobre a base de conhecimento em busca de resultados satisfatórios. Serve para gerar hipóteses para resolução do problema, usando para isso, a base de conhecimento.
Encadeamento direto: vai do estado inicial ao estado final gerando perguntas ao usuário para confirmar as premissas. O processo termina ao confirmar todas as premissas de uma regra cuja conclusão possa ser aceita como a resposta final.
Encadeamento reverso: o processo supõe que uma conclusão é verdadeira e tenta provar a validade das suas premissas. O processo termina confirmando a suposição se todas as premissas forem provadas, ou descartando a suposição se alguma premissa não puder ser