Sistemas especialistas
Sistemas Especialistas
Resumo: Este artigo tem por objetivo mostrar o conceito, funcionalidades e características principais dos sistemas especialistas. Focando principalmente em suas vantagens, citandos exemplos e realizando comparações.
.
Sistemas Especialistas
Um sistema especialista (SE) pode ser visto como uma subárea da Inteligência Artificial, desenvolvido a partir da necessidade de se processar informações não numéricas, um sistema especialista é capaz de apresentar conclusões sobre um determinado tema, desde que devidamente orientado e alimentado.
Um sistema especialista (FLORES, 2003) é uma forma de sistema baseado no conhecimento especialmente projetado para emular a especialização humana de algum domínio específico. Um SE irá possuir uma base de conhecimento (BC) formada de fatos, regras e heurísticas sobre o domínio, tal como um especialista humano faria, e devem ser capazes de oferecer sugestões e conselhos aos usuários e, também, adquirir novos conhecimentos e heurísticas com essa interação.
O objetivo do sistema especialista é bastante restrito, se considerar o objetivo dos modelos psicológicos: os SE's são concebidos para reproduzir o comportamento de especialistas humanos na resolução de problemas do mundo real, mas o domínio destes problemas é altamente restrito
A partir dessa época, vários sistemas foram desenvolvidos e resolveram diversos problemas, em diferentes domínios, como por exemplo, agricultura, química, sistemas de computadores, eletrônica, engenharia, geologia, gerenciamento de informações, direito, matemática, medicina, aplicações militares, física, controle de processos e tecnologia espacial.
Funcionalidades
Dentre as funcionalidades dos sistemas especialistas destacam-se:
Capacitar não-especialistas: os sistemas especialistas através dos conhecimentos retidos são capazes de transmitir a não especialistas da área informações importantes para se desenvolver um conhecimento sobre o assunto.
Servir de assistente a