Fluxo de caixa operacional
Conforme estudado, o processo de investimentos de capital (elaboração de projeto de investimento) é compreendido em algumas etapas:
a)----- Em primeiro lugar, o custo do projeto deve ser determinado. ( Investimento Inicial)
b)----- Em seguida, estimam-se os fluxos de caixa esperados provenientes do projeto, incluindo-se o valor residual do ativo ao final de sua vida útil esperada.
c)----- Em terceiro, os administradores determinam o custo do capital no qual os fluxos de caixa devem ser descontados em função do risco do projeto.
d)-----Finalmente, os fluxos de caixa são expressos em valor presente e comparados com o desembolso inicial, através das técnicas de avaliação.
A etapa mais importante, e também a mais difícil, em análise de investimentos consiste em dimensionar os fluxos de caixa do projeto. Dimensionar os fluxos de caixa de um projeto inclui projetar os dispêndios iniciais e os fluxos de caixa líquidos periódicos esperados.
Como muitas variáveis estão envolvidas, diversas pessoas e vários departamentos devem participar desse processo. Como exemplo, as previsões de unidades vendidas e de preços de vendas são normalmente feitas pelo grupo de marketing, com base nos seus conhecimentos de elasticidade de preços, efeitos da propaganda, estado da economia, reações dos competidores e tendências dos consumidores.
De forma similar, os desembolsos de capital associados a um novo produto são em geral obtidos pela equipe de desenvolvimento e engenharia de produtos, enquanto os custos operacionais são estimados pela contabilidade de custos, especialista de produção, pelos responsáveis pelas compras, e assim por diante.
Uma análise de investimentos adequada inclui:
- a obtenção de informação de vários departamentos
-a garantia de que todos os envolvidos nas projeções utilizem um conjunto consistente de premissas econômicas
- o cuidado para que não haja distorções nas projeções.