Contabilidade DCF
Disciplina: Contabilidade Basica
Demonstração dos Fluxos de Caixa Esta apostila contempla informações sobre a Demonstração do Fluxo de Caixa, tomando por base o CPC 03 (R2) que faz correlação à norma internacional IAS 7. As informações aqui contidas são resumidas, portanto, para as informações completas pode ser acessado o referido CPC por meio do site do CPC WWW.cpc.org.br.
As Demonstrações Contábeis são elaboradas tendo como base o regime de competência, que ao mesmo tempo evidencia um importante princípio contábil, qual seja o do casamento entre as receitas e despesas no momento em que são geradas / incorridas, independente do pagamento ou recebimento.
Por este motivo, muitas vezes acontecem situações controvertidas nas empresas, por exemplo, uma empresa que tem um lucro considerável e possui um caixa baixo, não conseguindo liquidar seus compromissos. A Demonstração do Fluxo de Caixa visa principalmente esclarecer as questões inerentes à movimentação do disponível da empresa, explicando o porquê da variação do saldo das disponibilidades, conciliando o resultado econômico com o resultado financeiro da empresa.
De forma condensada, a Demonstração de Fluxo de Caixa indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do caixa em determinado período e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro.
Em conjunto com as demais Demonstrações Contábeis, é uma peça fundamental na análise da empresa. Sua análise responde às seguintes perguntas:
Quais as causas da mudança na situação financeira da empresa?
O que foi feito com o lucro gerado pelas operações?
Qual a aplicação feita com os novos empréstimos?
Como foi possível à companhia distribuir dividendos após o prejuízo sofrido no exercício?
De que forma a empresa consegue manter seus pagamentos em dia se os resultados vem sendo negativos?
Como está sendo financiada a expansão da empresa?
O que foi feito com as