Case Beleza Natural
A empresa Beleza Natural foi fundada em 1993 por Heloisa Assis, uma brasileira de origem humilde, mas com grande espírito empreendedor. A ideia da empresa surgiu de sua experiência como cabeleireira e de uma necessidade pessoal: uma solução que deixasse seus cabelos menos crespos e rebeldes, pois os produtos até então existentes no mercado alisavam os cachos, mas deixavam um resultado falso e de baixa qualidade. Não por coincidência, essa também é uma carência de grande parte da população brasileira: calcula-se que, no Brasil, 70% da população possuam cabelos crespos, cacheados ou ondulados.
Junto com outros três familiares, a empresária pesquisou durantes anos uma técnica própria para cuidar e embelezar os cabelos crespos, com naturalidade, e abriu seu primeiro modesto salão em Tijuca (subúrbio do Rio de Janeiro), apostando em um nicho de mercado inexplorado: mulheres com cabelos crespos, das classes C e D.
Logo, a demanda passou a ser tão intensa, que a expansão tornou-se inevitável. Em 2007, o faturamento atingiu a cifra de R$ 47.000.000,00, um crescimento de cerca de 40% sobre o de
2006. Em 2008, a marca já contava com oito salões (RJ e ES), em regiões com alta concentração de seu público-alvo, empregando cerca de 850 funcionários, tornando-se a maior rede brasileira de beleza especializada em soluções para cabelos crespos e ondulados, atendendo mensalmente uma média de 43.000 clientes. Os planos para o futuro compreendem expansão geográfica da marca para outros estados brasileiros.
Com o tempo, os donos da marca perceberam que os produtos disponíveis no mercado não supriam satisfatoriamente as necessidades específicas dos cabelos étnicos (mais frágeis e difíceis de manusear e manter). Para continuar oferecendo um resultado de qualidade, a empresa decidiu fabricar seus próprios produtos, com vistas a atender as necessidades específicas da clientela. Abriu, então, a fábrica Cor Brasil, com equipe própria de