Fluxo de caixa
Esta pesquisa investiga de que forma o fluxo de caixa pode auxiliar às pequenas empresas, justificando sua importância como ferramenta indispensável à boa gestão das organizações. Para isso utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, pois objetivou a geração de conhecimentos que possibilitasse a elaboração de um fluxo de caixa para ser utilizado nas tomadas de decisões. Conclui que por se tratar de uma ferramenta de fácil uso, entende-se que toda pequena empresa deve usá-lo, pois trás informações importantes juntamente com benefícios para a administração da empresa. Assim, o fluxo de caixa poderia ser visto como a ferramenta mais adequada para o controle de uma pequena empresa.
PALAVRAS CHAVES
Fluxo de caixa - pequenas empresas - controladoria
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Divisão da administração financeira 12
Figura 2: Modelo de estimativa do fluxo financeiro futuro 15
Figura 3: Trânsito da movimentação financeira 19
Figura 4: Amostra de três empresas 20
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 09
2 REVISÃO DA LITERATURA 12
2.1 Gestão financeira 12
2.2 Controle interno na tesouraria 16
2.3 Avaliação por fluxo de caixa descontado 20
2.4 Cálculo do fluxo de caixa 25
3 CONCLUSÃO 27
4 REFERÊNCIAS 29
1. INTRODUÇÃO
Como a economia brasileira passa por uma fase de estabilidade, a sobrevivência de uma empresa depende muito do grau de acerto em suas demonstrações financeiras, sendo assim é imprescindível ter o controle dos recursos a receber e a pagar, e suas disponibilidades bem aplicadas, ter um controle de seu capital de giro, pois os custos financeiros podem abalar e absorver valores significativos da receita operacional.
O fluxo de caixa é imprescindível para auxiliar o administrador financeiro no planejamento, na organização, e no controle dos recursos financeiros de uma empresa, para um período pré-estabelecido ( GITMAN, 1997).
Deve-se também administrar todo o ativo, a sua liquidez e sua