Marie curie
Maria Sklodowska, nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 7 de novembro de 1867, quando concluiu o ensino médio, com excelentes notas, trabalhou como tutora de crianças para juntar dinheiro e continuar seus estudos em Paris, onde pretendia estudar Licenciatura em Física e Matemática.
Aos 24 anos chegou a Paris para estudar e então mudou seu nome para Marie. Depois de concluir as licenciaturas seu plano de voltar à Polônia acabou mudando, já que um amigo a apresentou a Pierre Curie, cientista e professor. Em 1895 eles se casaram e depois tiveram 2 filhas, Irène, nascida em 1897, e Eve, em 1904. Marie e Pierre trabalhavam juntos em seu laboratório desenvolvendo as pesquisas que mais tarde lhes dariam o Prêmio Nobel da Física.
Marie, em 1903, obteve o Doutorado em ciência. Suas pesquisas juntamente com seu marido eram muitas vezes feitas com muita dificuldade, já que o laboratório tinha condições precárias e ambos trabalhavam muito, como professores, para garantir a subsistência.
A descoberta da radioatividade por Becquerel, em 1986, inspirou os Curie em suas pesquisas. Então em 1986, o casal descobriu os elementos rádio e o polônio. Marie desenvolveu métodos para separar o rádio dos resíduos radioativos o que permitiu o estudo minucioso de suas características, em particular as terapêuticas.
O Prêmio Nobel de Física de 1903 foi dividido pelo casal Curie e Becquerel. Marie estudou a radiação de todos os elementos radioativos conhecidos e em 1911 ganhou o Nobel novamente, mas desta vez com o de Química, pelo