Valores comportamentais
Cuiabá-MT, 28 de novembro de 2012
A Itália
A Itália é um pouco maior que o Estado do Rio Grande do Sul e cabe vinte e oito vezes no território brasileiro. Em forma de bota, como é ensinado às crianças nas suas primeiras lições, a Itália tem 1.300 quilômetros de comprimento e 600 de largura. Dentro dessas dimensões, a Itália, hoje, é o maior produtor europeu de arroz, de óleo e de vinho.
ROMA: uma das mais antigas cidades européias Roma foi fundada há mais de 2.700 anos. Desde então, nunca deixou de ser habitado, inicialmente como centro do Império Romano e depois da Igreja Católica. Muitos idiomas europeus derivaram do latim; muitos sistemas políticos e jurídicos seguem o antigo modelo romano; edifícios em todo o mundo foram construídos a partir de estilos e técnicas aperfeiçoados na antiga Roma. A cidade surgiu como um vilarejo da Idade do Ferro, em meados do século VIII a.C. Em 616, foi tomada por seus vizinhos, expulsos mais tarde, quando Roma tornou-se uma República. Conquistou praticamente toda a Itália, voltando, então, sua atenção para outras terras. Mesmo sendo a sede do Papado, Roma entrou em declínio na Idade Média. Recuperou-se de forma acentuada em meados do século XV. Em 1870, Roma tornou-se a capital da recém-unificada Itália.
Campidoglio é uma cidadela da antiga Roma. Um lugar belíssimo e aconchegante. Um extraordinário lance de escadas leva à espetacular Piazza Del Campidoglio de Michelangelo, rodeada pelos Palazzi Nuovo e dei Conservatori, que abrigam os Museus Capitolinos, com seus admiráveis acervos de esculturas e quadros. Ao redor do Campidoglio, estão inúmeros pontos turísticos que podem ser apreciados como o Monumento a Vitorio Emanuelle, a Chiesa de San Marco, o Pallazzo Venezia, a Insula Romana, o Palazzo Nuovo e a Scalinata dell’Aracoeli.
Os mais antigos documentos de composição musical da Europa são os cantos Gregorianos, assim chamados por causa do Pontífice São Gregório que, no século