Ciencia conportamental
O behaviorismo ou psicologia comportamental difere da psicanálise e da psicologia humanista no que se refere à sua relação com a ciência. O objetivo principal da psicologia comportamental é fazer da psicologia uma ciência, mudando o foco da mente para o estudo científico e matematizado do comportamento. Em muitos aspectos, critérios da medicina são utilizados como a pesquisa em laboratório, com testes e análises estatísticas.
- Para conhecer mais sobre: Curso de Medicina
Neste texto, você poderá saber mais sobre a relação da ciência e o comportamento humano, bem como você encontrará a definição das cinco principais características de uma investigação científica.
Antes de falarmos especificamente da relação do behaviorismo com a ciência, convém descrever primeiro o que é a ciência, ou melhor quais são suas principais características:
As cinco características de uma investigação cientifica são:
1) Tratar de eventos empíricos.
A ciência trata de fenômenos naturais (objetos e eventos que podem ser verificados através de observação e experimentação) que produzem os dados, sendo considerados adequados aqueles que são confiáveis, objetivos e quantitativos.
Os dados são objetivos se os eventos relevantes podem ser observáveis por pessoas diferentes, enquanto os subjetivos são aqueles que não podem ser observáveis. São considerados confiáveis quando há concordância ente os observadores acerca da ocorrência dos eventos e quantitativos se permitem ser escalonados em unidades físicas ao longo de uma ou mais dimensões (denominadas como parâmetros).
2) A compreensão científica se faz principalmente na revelação das relações de ordem entre classes e eventos.
O que caracteriza a análise científica é a maneira como as informações são coletadas e organizadas. Compreender um evento freqüentemente envolve a especificação das variáveis que o permitiu ocorrer, a relação existente entre variáveis dependentes e independentes,
3)