Empreendedorismo
Existem várias fontes de ajuda para os empreendedores, iniciantes ou não, receberem auxílio. As principais delas são conhecidas fontes como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e órgãos governamentais, porém uma das mais importantes ajudas que um empreendedor recebe está nas pessoas próximas e nas que já viveram experiências semelhantes, como empresários do ramo, por exemplo.
O Sebrae é o mais icônico e presta diversos tipos de serviço como consultorias, cursos, entre outros, porém o empreendedor não pode se basear apenas em uma fonte de apoio. Outros órgãos são imprescindíveis para as atividades e para o planejamento de uma empresa, como é o caso do FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis). Nestas empresas, fundações é possível obter dados de mercado, características populacionais, econômicas e mercadológicas necessárias para o dimensionamento e planejamento de um negócio, seja ele pequena, médio ou grande.
Abaixo seguem algumas informações sobre estes órgãos:
Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) – Auxilia o empreendedor no que tange a formação e manutenção em geral do negócio, com cursos, consultorias e serviços semelhantes. www.sebrae.com.br IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – Auxilia o empreendedor em estatísticas, dados numéricos e dados espaciais que auxiliam ao dimensionamento empresarial. www.ibge.gov.br/home/ FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) – Auxilia o empreendedor quando a indicadores de mercado, índices econômicos e previsões econômicas em geral. Ideal para o auxílio ao planejamento de crescimento empresarial. fipe.org.br/web/index.asp Em Florianópolis – ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) – Auxilia o empreendedor no que tange a políticas públicas aplicadas as