Sistemas especialistas
Conceito de sistemas especialistas
Tecnologia derivada da família da inteligência artificial, sendo uma das aplicações mais práticas baseadas no conhecimento. “Um sistema especialista age ou comporta-se como um ser humano experiente em um campo ou área” (STAIR, 1998, p.260).
Os especialistas procuram aplicar o conhecimento de um perito nos sistemas e gerar ações inerentes ao ser humano para trazer soluções inovadoras e com isso avançar no campo ou área de aplicação.
Laudon e Laudon (1999) afirmam que a construção de sistemas são aplicações de software recentes que capturam conhecimentos em limitados domínios do saber e experiência do homem, buscando aplicar o conhecimento adquirido na solução de problemas.
Os softwares com aplicações de sistemas inteligentes possuem um conhecimento limitado do saber e experiência humana, pois a área do conhecimento humano é extremamente ampla e um campo ainda muito desconhecido pelos estudiosos do assunto. Gradativamente são feitos novos estudos e novos softwares com aplicações são criados acompanhando, assim, a evolução da própria ciência.
A resolução dos problemas é feita através de heurísticas, onde acontece a obtenção de todos os elementos informacionais necessários à montagem do problema, possibilitando a busca necessária de conhecimento para a resolução. (MENDES, 1997).
Para O´Brien (2004):
Os sistemas especialistas fornecem respostas a perguntas de uma área muito específica, através de inferências humanas sobre conhecimento contido em uma base de conhecimento especializado. Deve haver a capacidade de o sistema explicar ao usuário o processo de raciocínio utilizado e as conclusões atingidas.
As respostas que os sistemas especialistas fornecem são restritas às áreas especifica de aplicação, não tendo, portanto a geração de novos conhecimentos, pois são criados com base em conhecimento especializado. As.respostas aos usuários são baseadas em respostas previamente programadas.