sistema endógenos exogenos
BOA VISTA – RR 2014.1
PROCESSOS GEODINÂMICOS INTERNOS
1. Definir os sistemas endógenos e exógenos, descrevendo as forças propulsoras em que as energizam esses sistemas.
A partir da leitura realizada no CRC, pode-se observar que os sistemas endógenos e exógenos consistem nos estudos de todos os processos de movimento interno e externo da Terra. Estes processos dependem intrinsecamente da energia do interior para seu desenvolvimento, podendo ocasionar deformações na superfície da Terra. Estes sistemas correspondem ao conjunto de rochas que compõem o subsolo, sustentando as formas de relevos, que são provenientes do resultado de atuação dos agentes internos ou endógenos e externos ou exógenos.
Os agentes internos originam-se das pressões que o magma exerce na litosfera, ou seja, atuam do interior para o exterior, sendo conhecido por “criadores de relevo”, pois fazem surgir diferentes formas de relevo. As principais forças propulsoras desse sistema são: Tectonismo – compreende todos os movimentos que se deslocam e deformam as rochas que constituem a crosta terrestre, manifesta-se pelos movimentos epirogênicos e orogênicos. Vulcanismo – conjunto de processos que provocam a ascensão do magma até a superfície, através de fendas na crosta terrestre. Nos pontos de contato entre diferentes placas, onde a crosta terrestre é menos estável ocorrem freqüente erupções vulcânicas. É a mesma região onde ocorrem os abalos sísmicos. Abalos sísmicos – movimentos da crosta terrestre geralmente ocasionado por choque entre placas ou por acomodações de camadas subterrâneas que fazem a terra tremer.
Já os agentes externos provocam erosão modificando a paisagem permitindo uma acentuação do relevo, impedindo que este seja uniforme, ou seja, completamente aplainado. Desta forma os principais agentes modificadores são: as águas, os ventos, o sol,