ONGs
As Organizações não governamentais (ONGs) são conjuntos de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, consideradas também como Terceiro Setor, embora prestem serviços públicos, não são estatais. São organizações criadas pela sociedade no intuito de ajudar as pessoas carentes com necessidades especificas, desenvolvendo projetos que visam garantias de cidadania, como inserção das pessoas na sociedade.
2 – Definições de Direitos e Garantias Fundamentais Sociais e Terceiro Setor
Os Direitos Fundamentais, sob uma perspectiva clássica, consistem em instrumentos de proteção do indivíduo frente à atuação do Estado. Sistematizados na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Direitos fundamentais são os direitos humanos positivados no ordenamento jurídico. Com caráter meramente declaratório, enquanto as garantias são assecuratórias.
O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público atua exclusivamente na execução de atividades de utilidade pública que possuem gerenciamento próprio, sem interferências externas.
3 – Descrição da entidade
3.1 - Identificação de ONGs
As Organizações Não governamentais (ONGs) têm representado um papel de destaque no contexto atual, atuando ora na esfera pública mesmo não sendo Estado, ora atuando na esfera privada, embora não possuindo fins lucrativos. As ONGs precisam responder às exigências da sociedade e para isso, precisam rever suas formas de gestão e sua estrutura organizacional para conseguirem fortalecer sua autonomia e participação social. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo conhecer os modelos de gestão adotados pelas ONGs, identificando sua proximidade com os modelos de gestão original ou com modelos de gestão estratégica.
3.2 – Histórico
A CEAMI é uma instituição filantrópica, sediada na cidade de Uberlândia (MG), em funcionamento há 16 anos, direcionado ao