modelos de crescimento economico
Quando se fala em crescimento econômico, é comum se pensar em alguns assuntos, dos quais se tenta obter respostas para algumas perguntas, como por exemplo, por que um país cresce mais rapidamente do que outro, ou por que um país consegue manter um crescimento sustentado por um longo período de tempo. Para obter tais respostas, estudam-se na economia alguns modelos que tentam explicar os processos do crescimento.
O objetivo do presente trabalho é realizar uma breve exposição das principais teorias que se tem sobre o crescimento da economia, destacando as teorias sobre o crescimento endógeno, e analisar um trabalho empírico que aplicou tais teorias.
O primeiro modelo de crescimento que será apresentado de modo sucinto é o modelo neoclássico de Solow, que é um modelo exógeno, pois o crescimento é determinado fora do modelo, uma vez que a variável representativa do progresso tecnológico é uma variável exógena. A seguir, serão apresentados alguns modelos de crescimento endógeno, como o de Romer, o de Schumpeter e o modelo AK. O modelo de crescimento endógeno indica que o crescimento é um resultado endógeno da economia.
Modelos de Crescimento Econômico (conceitos)
O crescimento econômico exógeno é um crescimento econômico de longo-prazo, a uma taxa determinada por forças que são externas ao sistema econômico. Neste caso, os agentes econômicos (empresas e consumidores) consideram que a tecnologia disponível para as empresas não é afetada pelas ações das empresas, incluindo Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Já o crescimento econômico endógeno é um crescimento econômico de longo-prazo, a uma taxa