SISTEMA ENDOCRINO FISIOLOGIA
vídeos
0
RENAN SOUSA
biologia
Parte superior do formulário
Buscarbuscar
Parte inferior do formulário
ENEM
BIOLOGIA
FÍSICA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
LITERATURA
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
QUÍMICA
PROVAS
TELECURSO educação biologia fisiologia humana sistema endócrino
Sistema endócrino
Por Roberta das Neves
Doutora em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
PUBLICIDADE
DEFINIÇÕES
O sistema endócrino compreende os hormônios que são substâncias formadas por proteínas ou aminoácidos ou esteroides, sendo secretadas por glândulas especializadas e que quando lançadas na corrente sanguínea, apresentam ação local ou sistêmica. Os hormônios atuam, juntamente com o sistema nervoso, controlando diferentes respostas do organismo, como função reguladora, homeostática, desenvolvimento, reprodução, dentre outras.
GLÂNDULAS ENDÓCRINAS
As glândulas endócrinas são as glândulas especializadas na secreção dos hormônios diretamente na corrente sanguínea, sendo as principais a pineal, hipófise, tireóide, paratireoide e supra-renais. Há ainda as glândulas mistas, ou seja, que possuem uma parte endócrina e outra exócrina, que são o pâncreas e as gônadas (ovários e os testículos).
Glândulas que constituem o sistema endócrino humano. (Foto: Reprodução/Colégio Qi)
Pineal
Localiza-se no centro do cérebro e participa do ciclo circadiano, secretando na ausência de luz (noite) o hormônio melatonina, que induz o sono e na presença de luz (dia), inibe a ação desse hormônio.
Hipófise ou Pituitária
É uma pequena gândula que se situa na base do cérebro e se conecta com o hipotálamo. É dividida em dois lobos: a adenoipófise e a neuroipófise. O funcionamento da adenoipófise é estimulado pelo hormônio de liberação e inibida pelo hipotálamo. A neuroipófise é uma continuação do hipotálamo. ADENOIPÓFISE
Hormônio
Ação
Hormônio adrenocorticotrópico