CIMENTO PORTLAN PRA II
1072 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTESDIRETORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
JEFFERSON SILVA
MACELLA FERREIRA B CABRAL
DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DO CIMENTO PORTLAND
Relatório de aula prática apresentado à Universidade Tiradentes como parte da medida de eficiência da disciplina Práticas de Engenharia Civil II, turma N04, do curso de Engenharia Civil.
Prof. Me. Hilton Porto
ARACAJU/SE
09/2015
1 Introdução
O ensaio de determinação da massa específica consiste em especificar o volume ocupado pela massa do cimento portland, visando conhecer a proporção do cimento nas massas de concreto, facilitando o cálculo da quantidade de cimento na produção da massa, ensaio esse especificado pela norma NBR/NM 23 de 2000.
O cimento Portland é o produto obtido pela pulverização do clínquer constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com certa proporção de sulfato de cálcio natural, contendo, eventualmente, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
Suas propriedades se enquadram em processos artificialmente definidos nos métodos e especificações padronizados, oferecendo sua utilidade para o controle de aceitação do produto, quer para a avaliação de suas qualidades para os fins de utilização dos mesmos.
O conhecimento da massa específica do cimento permite controlar os teores de escoria e pozolana na mistura com o clínquer e o gesso, durante a fabricação de cimento Portland de alto forno e pozolânico e serve como dado necessário para o cálculo da finura pelo método da permeabilidade ao ar, além de ser também um dado importante no cálculo do desgaste de concretos e argamassas.
Devido à variação da massa específica, não existe norma que defina os valores da massa específica. Portanto, a análise é comparativa e a variação dos valores é de 2,85 g/cm³ a 3,20 g/cm³. Tal variação se deve aos componentes do clínquer obtido na região onde o cimento é fabricado. Já para Bauer, o valor