Sistema econômico funcional
1- Primeiros sistemas econômicos;
2- Sistema escravista clássico;
3- Sistema econômico Fucional;
4- Sistema econômico Comercial;
5- Moderna economia-mundial.
Comentários:
1 – O começo das sociedades organizadas, do trabalho coletivo se deu com o surgimento da agricultura. Povos concentraram-se em locais que favoreciam o desenvolvimento da agricultura de fácil irrigação. Cidades formaram-se as margens de grandes rios. Estes foram em torno dos vales dos rios Tigres e Eufrates, na Mesopotâmia, do Nilo, no Egito, do Ganges e Indo, na India e do Amarelo na China.
Com isso apareceu a necessidade do trabalho coletivo para construção e manutenção das áreas cultivadas. Com tudo isso acontecendo, o trabalho começou a se dividir aparecendo digamos as especializações, a sociedade ficou mais complexa e logo apareceu a figura do estado, este nesta época denominado monarquia-teocrática. Estudando a região da mesopotâmia onde a base da agricultura era a economia sendo a Mao de obra intensa numerosa a necessidade de proteger o território de povos hostis, invasores criou-se exércitos.
Por outro lado as civilizações localizadas em locais não tão favorecidos a agricultura, se desenvolveram com trabalhos artesanais, estes produtos foram utilizados no comercio com produtos alimentícios necessários para completar suas demandas.
2 - A escravidão é um tipo de relação de trabalho que existia há muito tempo na história da humanidade. Durante a República, a conquista de novas terras foi um fator determinante para que a feição social de Roma passasse por inúmeras transformações. Logo de início, a economia de caráter agropastoril disputou espaço com um articulado comércio entre várias regiões próximas do Mediterrâneo. A ampliação da oferta de escravos estabeleceu um aumento da oferta de alimentos. Paralelamente, generais e magistrados se beneficiavam com a administração e a tributação das novas províncias.
Foram as cidades –Estados gregas que, pela