arquitetura romana
O período românico foi de transição. Os templos pediam mais luz, maiores proporções e mais inspiração.
Além de construir grandes monumentos, estradas que ligavam todo o império, os romanos edificaram aquedutos que levavam água limpa até as cidades e também desenvolveram complexos sistemas de esgoto para dar vazão à água servida e aos dejetos das casas.Os arquitetos romanos combinaram elementos etruscos e gregos com materiais e desenhos notadamente romanos, além de demonstrarem um interesse renovado no aspecto funcional e no tamanho das construções. O uso do concreto, visto como um material econômico e capaz de criar formas variáveis e as enormes abóbadas semicilíndricas e os arcos sem sustentação presentes nas estruturas romanas são uma prova de sua criatividade.
O período românico foi de transição. Os templos pediam mais luz, maiores proporções e mais inspiração.
Além de construir grandes monumentos, estradas que ligavam todo o império, os romanos edificaram aquedutos que levavam água limpa até as cidades e também desenvolveram complexos sistemas de esgoto para dar vazão à água servida e aos dejetos das casas.
Os arquitetos romanos combinaram elementos etruscos e gregos com materiais e desenhos notadamente romanos, além de demonstrarem um interesse renovado no aspecto funcional e no tamanho das construções. O uso do concreto, visto como um material econômico e capaz de criar formas variáveis e as enormes abóbadas semicilíndricas e os arcos sem sustentação presentes nas estruturas romanas são uma prova de sua criatividade.
O período