Sistema digestório
Objetivo: - Identificar os órgãos que fazem parte do Sistema Digestório, bem como as suas funções
a) Problematização inicial: Vamos imaginar que vocês estão ingerindo um copo de água e comendo um sanduíche. Fazer o desenho individual e explicar o desenho do caminho do alimento dentro do nosso corpo.
b) Explicação sobre a anatomia e fisiologia dos órgãos que fazem parte do sistema digestório, com auxílio de imagens.
c) Localizar os órgãos do sistema digestório e organizar uma síntese sobre as características e funções de cada órgão.
d) Construção de um modelo do sistema digestório (em grupos), utilizando papel pardo e EVA.
e) Nova problematização: Por que quando sentimos um cheio de alimento gostoso, ficamos com água na boca?
f) Leitura do texto:
Por que sentimos água na boca?
“Chiquinha, o almoço está pronto! Fiz a batata frita que você pediu!”
Só de ouvir essas palavras, sua boca se enche d’água – de saliva –, antecipando-se à comida que já vai entrar na boca e precisar ser digerida. De fato, a digestão começa na boca, onde os alimentos são picados, triturados e esmagados, tudo isso antes de serem conduzidos ao estômago. E pasme: se a boca não se enchesse de saliva, não seria possível nem engolir o alimento, nem saber o que você tem sobre a língua!
Todo mundo produz uma pequena quantidade de saliva o tempo todo, mas a produção aumenta quase dez vezes quando uma pessoa vê, cheira ou pensa em comida.
A saliva que enche a boca nessas horas é essencial por várias razões. Primeiro, somente quando dissolvidos na saliva é que pedaços microscópicos desprendidos dos alimentos chegam até as papilas gustativas, que sinalizam ao cérebro o tipo de comida que você tem na boca: água, sal, ácido, doce, proteína, ou algo amargo e, portanto, potencialmente nocivo, nada bom de ser engolido. Assim, além de reconhecer o alimento pelo gosto, o seu cérebro já vai preparando o corpo para a digestão.