Sistema Digest Rio Estrutura
O material desta seção pretende atender suas necessidades diárias e práticas da sala de aula.
Ao selecionar o material, considere o Projeto Pedagógico de sua escola.
Corte, recorte, monte, copie, cole... Enfim, adapte-o à sua realidade!
Sistema Digestório
A digestão é necessária para o metabolismo porque algumas moléculas contidas nos alimentos são grandes demais para serem absorvidas, pois, como são formadas pela união de várias outras moléculas menores, elas precisam ser ”quebradas” em moléculas menores para que sejam absorvidas e passem às nossas células. Esse processo é a digestão.
O caminho percorrido pelo alimento no sistema digestório é o seguinte:
1. Tudo tem início na boca, onde se encontram os dentes (com a função de cortar, perfurar e triturar os alimentos), as glândulas salivares (que secretam a saliva, que contém uma enzima chamada ptialina) e a língua (onde existem as papilas gustativas nos dando o sentido do paladar).
2. O alimento, agora chamado bolo alimentar, chega à faringe. Quando o bolo alimentar chega à faringe, os músculos deste órgão se contraem através de movimentos, chamados peristálticos que o empurra para o esôfago, onde também há movimentos peristálticos que empurram o bolo alimentar para o estômago.
3. O estômago, internamente, é revestido por uma membrana chamada mucosa gástrica, que possui glândulas especiais para fabricar o suco gástrico que contém o ácido clorídrico e uma enzima chamada protease (que digere proteínas). Depois do trabalho do estômago, o bolo alimentar recebe o nome de quimo. Pouco a pouco, esse quimo, já em estado semilíquido, vai deixando o estômago e entrando no intestino delgado.
4. É no intestino delgado que a digestão dos alimentos se completa, iniciando-se sua absorção. No intestino delgado, a digestão ocorre pela ação conjunta de três sucos digestivos – o suco pancreático (produzido pelo pâncreas), a bílis ( líquido amarelo-esverdeado que age sobre os lipídios,