A Qui Mica Da Paixao
1. Listar os aspectos psicológicos, biológicos e etológicos relacionados com comportamento sexual humano abordados no texto “A química da paixão” (50% da nota).
2. Leitura do texto: “Da regulação da vida ao Valor Biológico” (Texto Homeostase – no. 2895) (Damásio (2011) - E o Cérebro Criou o Homem) – Respondendo as perguntas:
* Como os mecanismos biológicos relacionados com a sobrevivência modelam o comportamento?
* Listar e explicar dois aspectos do comportamento humano que se assemelham e dois que se diferenciam do comportamento dos demais animais?
(25% da nota).
3. Análise Crítica (uma página) do documentário O que acontece quando nos apaixonamos disponibilizado na internet (http://www.etologia-no-dia-a-dia.blogspot.com) (25% da nota).
Obs. Enviar o trabalho inteiro (com os três itens) pelo e-mail do Eureka - nomeando o arquivo com o seu nome.
A química da paixão
Suzana Lakatos e João Vitor Strauss
Globo ciência, junho de 1993
Mãos frias, coração disparado, respiração ofegante, impulso de se movimentar e de falar sem parar. Ou, então, pensamentos embaralhados, palavras entaladas na garganta e brilho febril nos olhos. Por trás desses sintomas não existe nenhum vírus ameaçador, nem qualquer bactéria desconhecida. Há apenas a visão ou a simples lembrança de uma certa pessoa, que em muitos casos nem sequer tem algo de especial. Diagnóstico: paixão. Uma emoção que, depois de séculos confinada à condição de assunto sem maior prestígio acadêmico, agora se insinua em respeitados centros de pesquisas e universidades do mundo.
Nos meios científicos, a paixão não se limita mais a objeto de estudos puramente comportamentais, de interesse restrito a psicólogos e sexólogos. Desperta agora o interesse das neurociências, como a neurologia experimental e a psicobiologia que procuram desvendar a complicada rede de substâncias bioquímicas capazes de explicar como uma pessoa se apaixona por outra.
Apesar das