sistema de tampão
A) Foi verificado, usando papel indicador, o pH de várias soluções existentes no laboratório. São elas:
Tubo 1 água destilada Ph 6,5
Tubo 2 refrigerante Ph 3
Tubo 3 água + vinagre Ph 2.5
Tubo 4 água + sabão Ph 9
Tubo 5 leite Ph 7
Tubo 6 água sanitária Ph 12
Para identificar se as substâncias são ácidas ou básicas pode-se utilizar o papel indicador de pH que o verifica através da comparação das cores do papel com as tabeladas. Com papel de pH verificamos que água + vinagre é ácido e a água sanitária é básica o leite e a água destilada são neutros.
B) Nos tubos 1 e 3 do item anterior efetuou as mesmas medidas usando-se o PHmetro . Observou-se que o resultado é mais preciso.
Tubo 1 PH é 6.5 Tubo 3 PH é 2.5.
C) Os indicadores normalmente exibem cores intermediárias a valores de pH dentro do intervalo de mudança. Foram adicionadas 2 gotas de fenolftaleína em 3 indicadores diferentes (A1, B1, C1), e 2 gotas de alaranjado de metila (A2, B2, C2), em cada tubo de ensaio e observada uma coloração para cada um.
Indicador Cor observada
A1 Fenolftaleína Incolor
A2 Metila vermelho
B1 Fenolftaleína leitoso
B2 Metila amarelo
C1 Fenolftaleína rosa carmim
C2 Metila amarelo D) No tubo D água destilada mediu o ph usando fitas indicadoras. Em seguida utilizado uma pipeta e soprou por 15 seg. e mediu o pH novamente da solução.
Observou que antes o ph7(neutro), depois ph 5(ácido). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH.
Relatório
A) Foi