Sistema de saúde no EUA
SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros
BUSS, PM., and LABRA, ME., orgs. Sistemas de saúde: continuidades e mudanças [online]. Rio de
Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1995. 265 p. ISBN 85-271-0290-0. Available from SciELO Books
.
All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non
Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.
Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons
Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.
O SISTEMA D E
DOS
SAÚDE
ESTADOS UNIDOS
JOSÉ CARVALHO DE NORONHA
MARIA ALICIA DOMÍNGUEZ UGÁ
E s t e capítulo é dedicado à análise d o caso paradigmático d o modelo de sistema de saúde baseado n o seguro p r i v a d o , ardorosamente defendido, a partir dos anos 80, p o r importantes atores sociais c o m o a panacéia para a organização da atenção da saúde em vários países.
Como se sabe, os anos 80 foram palco de profundas rupturas e transformações que atingiram praticamente todos os elementos constitutivos das organizações sociais e das relações que entre elas se estabelecem.
Essas transformações incluíram não só a tecnologia e a organização e divisão do trabalho, mas a ideologia e a ordem político-econômica mundial. É nesse contexto que ganhou espaço progressivamente o paradigma neoliberal, baseado na defesa de três questões centrais: a) a superioridade do livre mercado como mecanismo de alocação de recursos; b) o lugar central d o indivíduo na sociedade e c) a priorização da liberdade de escolha e da diferenciação dos indivíduos em detrimento da igualdade
(Ugá, 1994).
Entretanto, como se observará ao longo deste estudo, os argumentos neoliberais, fundamentados