convite a filosofia
1.
Os trechos a seguir consistem em uma notícia retirada do jornal Correio Braziliense. Assinale a alternativa que contém erro gramatical.
a) A Rússia não vai permitir um banho de sangue na
Ucrânia, afirmou nesta quarta-feira (5/3) o ministro das Relações Exteriores de Moscou, Serguei
Lavrov, antes de ressaltar que o governo russo não tem nenhuma autoridade sobre as forças de autodefesa mobilizadas na Crimeia.
b) "Não vamos permitir um derramamento de sangue, não vamos permitir atentados contra a vida e a saúde daqueles que vivem na Ucrânia, e também dos cidadãos russos que vivem na Ucrânia", afirmou Lavrov em Madri após uma reunião com o colega espanhol, José Manuel García-Margallo.
c) Ao ser questionado se Moscou negociaria uma retirada das forças pró-Moscou na península da
Crimeia, o chanceler foi enfático.
d) "Eu gostaria de que explicassem o que são as forças pró-Rússia: se são as forças de autodefesa criadas pelos habitantes da Crimeia, nós não temos nenhuma autoridade sobre elas. Não recebem nossas ordens". "Os militares russos da frota do Mar Negro estão em suas posições de destino e adotaram medidas de alerta especial e controle de toda a frota, completou.
e) Depois de mais de três meses de crise política na ex-república soviética, que resultaram na destituição do presidente Viktor Yanukovytch, a tomada de controle da maior parte da Crimeia por forças russas provocou tensões inéditas entre
Moscou e os países ocidentais.
A demora da presidente (1) Dilma Rousseff em completar à (2) reforma ministerial — algo que interlocutores garantem que estará (3) resolvido até a primeira quinzena de março — não tem provocado apenas angústia nos partidos políticos e nos candidatos a ministro. A indecisão palaciana afetou o ritmo da máquina pública. São (3), ao todo, R$ 22 bilhões à espera da definição dos novos titulares das pastas. Se nessa conta for incluída a Secretaria de Portos — que não tem (4) um