Sistema de produção Enxuta
ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, Campus Cachoeira, Curso de Administração de Empresas.
INTRODUÇÃO
O Sistema Toyota de Produção tem sido referenciado como “Sistema de produção enxuta”. A produção “enxuta” (do original em inglês, “lean”) é, na verdade, um termo cunhado no final dos anos 80 para definir um sistema de produção muito mais eficiente, flexível, ágil e inovador do que a produção em massa; um sistema habilitado a enfrentar melhor um mercado em constante mudança.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é apresentar, de uma forma ampla e sistêmica, resumindo teoricamente os princípios de gestão da produção enxuta como base de sustentação para as técnicas e ferramentas para acelerar os processos, reduzir perdas e melhorar a qualidade.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica em livros, artigos, reportagens e dissertações relativas ao tema e os resultados foram obtidos dentre os materiais pesquisados quantitativamente.
RESULTADOS
De acordo com as análises realizadas foi identificado que o Sistema Toyota de Produção foi criado e construído com a finalidade de implantar ferramentas com o intuito desenvolver melhorias na produção e eliminar os desperdícios existentes. A utilização desse sistema e dessas características apresenta resultados satisfatórios nas empresas montadoras de carro principalmente a própria Toyota a qual foi à principal precursora.
CONCLUSÃO
A Toyota está mostrando através dos seus resultados que sua metodologia é a mais eficiente. A sua grande arma é o Sistema Toyota de Produção. É um sistema sofisticado de produção em que todas as partes contribuem para o todo. O STP não é apenas um conjunto de ferramentas que levam a operações mais eficientes, mas sim um sistema integrado com técnicas eficazes para culminar seus objetivos produtivos.
Palavras chave: produção, sistema, enxuto.