roteiro
1) O que é sensoriamento remoto ? Apresente suas características . é uma tecnologia utilizada para quais fins? Como é produzido o mapeamento por fotografias aéreas? Quando surgiu essa tecnologia. Explique o que é “Sig” (Sistema de informação geográfica ).
R: Sensoriamento remoto : consiste na utilização de ferramentas, como satélites e radares, para a captação de informações e imagens acerca da superfície terrestre. Podem oferecer informações importantes, como a extensão de uma área agrícola, o tamanho de uma determinada cobertura vegetal, localizar focos de incêndios e desmatamentos, o movimento das massas de ar, entre outros.
O termo sensoriamento remoto significa a obtenção de informações sem o contato direto com o objeto de estudo. Trata-se de uma técnica que se iniciou com a utilização de fotografias da superfície da Terra, tomadas a partir de balões, para a elaboração de mapas ainda no século XIX, pouco tempo depois da invenção da fotografia. Posteriormente evoluiu com o uso de aviões e satélites. Além do uso de satélites, o sensoriamento remoto pode funcionar através do uso de fotografias aéreas, o que também é chamado de aerofotogrametria. Tal procedimento se faz com a realização de fotografias tiradas em câmeras acopladas em aviões e helicópteros.
Sig: Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são equipamentos e meios tecnológicos para se estudar o espaço terrestre. São utilizados por pesquisadores, empresas, ONGs, governos, serviços de inteligência, entre outros.
Os SIGs resultam da combinação entre três tipos de tecnologias distintos: O sensoriamento remoto, o GPS e o geoprocessamento.
2) O que é mapa ? Quais os elementos que nos aulixiam na leitura do mapa? Explique cada um. Quais os tipos de mapa? Além dos mapas quais as outras formas de repressão do espaço ? Cite e explique-as .
R:Mapas: Os mapas são representações gráficas do real, esboçadas em linhas imaginárias, geralmente produzidos em papel. Os mapas são classificados em