Produção enxuta (Sistema Toyota de Produção)
De acordo com Liker (2005), para explicar o Sistema Toyota de Produção aos funcionários e fornecedores da Toyota, Taiichi Ohno e Eiji Toyoda (ambos executivos da Toyota), criaram a figura “Casa do Sistema Toyota de Produção”. Esta casa está fundamentada sobre dois pilares, o Just-in-time (JIT) e Jidoka (autonomação)
O telhado representa os objetivos a serem alcançados, menor lead time, menor custo, e qualidade mais alta. No alicerce da casa está o Heijunka (Nivelamento da Produção), as Operações Padronizadas e o Kaizen (Melhoria Contínua). Suportando toda a estrutura está a base, a Estabilidade.
O Just in Time tem como objetivo reduzir ao máximo o tamanho dos estoques. Este pilar visa produzir e entregar as peças somente no momento em que serão utilizadas e na quantidade necessária. Para isso a produção deve estar baseada em um fluxo contínuo, a quantidade produzida deve estar de acordo com o takt time (ritmo de consumo pelo cliente) e a produção deve ser controlada pela lógica do sistema puxado.
O Jidoka (autonomação) tem suas origens no período pré-guerra. Toyoda, fundador da Toyota, introduziu o conceito de jidoka no início do século XX, ao incorporar um dispositivo para parada automática de seus teares, o qual interrompia o funcionamento de uma máquina caso um fio se partisse. O objetivo era separar