Logistica Hospitalar
LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO DE MEDICAMENTOS EM HOSPITAIS:
UM ESTUDO DE CASO
PROF. DR. MOACIR PEREIRA
2006
2
LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO DE MEDICAMENTOS EM HOSPITAIS:
UM ESTUDO DE CASO
RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a gestão e o controle de estoque de uma farmácia hospitalar. Ao se analisar uma organização de saúde (hospital), verificou-se que se trata de uma estrutura organizacional de planejamento, coordenação e integração de diferentes fluxos físicos, humanos, financeiros e informacionais, cujo fim é restabelecer e preservar a saúde de seus pacientes.
Constatou-se que os hospitais contêm sistemas logísticos complexos, cuja eficiência operacional depende da gestão, do controle e do suporte de um sistema de informação bem estruturado, pelo qual será possível identificar e eliminar excessos e faltas de medicamentos em estoque, prejudicando o fluxo logístico externo
(abastecimento), e interno (distribuição de medicamentos). Para entender melhor a dinâmica destes sistemas são apresentados conceitos de logística, classificação
ABC, sistemas de informação, além de um estudo de caso de farmácia hospitalar em um hospital da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Palavras-chave: Abastecimento, Classificação ABC, Logística, Medicamentos.
ABSTRACT
The purpose of this paper is to present and discuss the stock management and control in a hospital’s pharmacy. By analyzing a health organization (hospital), it was observed that it is an organizational structure having different physical, human, financial and information flows for planning, coordination and integration, which aims to re-establish and preserve its patient’s health. It was also verified that the hospitals deal with complex logistics systems, whose operational efficiency depends on the management, control and support of a reasonable structured information system.
Through which it is possible to decrease