SISTEMA DE PRODUÇÃO DA VOZ
LICENCIATURA EM LETRAS
SISTEMA DE PRODUÇÃO DA VOZ
/
MARÇO/2015
SISTEMA DE PRODUÇÃO DA VOZ
Projeto de Pesquisa apresentado a Prof.ª da disciplina Fonética e Fonologia, do curso de Letras, da Universidade, como requisito para a conclusão da disciplina.
/
MARÇO/2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
4 PROCEDIMENTOS ADOTADOS
5 BIBLIOGRAFIA
1 INTRODUÇÃO
Todos nós somos seres racionais e que vivemos em sociedade, o que nos diferencia dos animais de um modo geral é que nós temos o poder da comunicação, não que os animais não se comuniquem, sim eles se comunicam entre suas próprias espécies. Contudo nós seres humanos temos a vantagem de utilizar a fala como forma de comunicação, durante a evolução do ser humano surgiu a inteligência, a fala dentre outros que nos distingue dos animais.
2 DESENVOLVIMENTO
Nós como falantes de uma língua temos a necessidade de nos comunicar para viver em sociedade.E o que nos permite a falar? Há duas áreas na linguística que permite-nos entender como é o processo que faz acontecer a voz, essas áreas são a Fonética e a Fonologia, abordando sobre esse tema iremos ter um entendimento do funcionamento do nosso sistema de comunicação mais usado em nossas vidas. A fonética tem como unidade o som da fala, trabalhando literalmente com o som que produzimos e ouvimos, enquanto a fonologia engloba como função e organização desses sons. Existe algumas áreas de interesse da fonética que apresenta métodos para a descrição, classificação e transcrição dos sons da fala que são:
Fonética articulatória: responsável pela análise dos aspectos fisiológicos e articulatórios da produção da falam encarregada da observação, descrição, classificação e transmissão dos sons produzidos.
Fonética auditiva: considera a percepção do ouvinte.
Fonética acústica: se trada dos aspectos acústicos, propriedades físicas dos sons como onda sonora que é produzida pelo ar